O Projeto


Caracterização do Projeto
  
Este é um projeto interdisciplinar e de caráter científico que visa o conhecimento aprofundado dos problemas provenientes da má alimentação como também pretende incentivar a adesão às novas formas de alimentação saudável..
Diante do crescente índice do nível de doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão, gastrite e obesidade que vêm acometendo a população jatiense nos últimos anos, faz-se necessário saber, através de pesquisas, quais as influências dos hábitos alimentares, bem como da prática ou não pratica de atividades físicas na saúde dessa população.
Projeto desenvolvido de forma interdisplinar utilizando as tecnologias de comunicação e informação como meio de dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Através do Webquest “Alimentação e Saúde” disponível na Internet neste endereço http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=4544&id_pagina=1 ou no blog http://www.lourdessobrinha.blogspot.com/ os alunos têm orientações detalhadas sobre como devem desenvolver as tarefas propostas. Além desses recursos midiáticos os envolvidos trabalham pesquisa de campo, pesquisa à fonte, elaboração de quadros, gráficos e tabelas, pesquisas em revistas, jornais e sites de busca, elaboração de textos, produção de vídeos e slides, encenações teatrais e utilização do blog.

Justificativa do Projeto

O alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. É através dele que obtemos a energia necessária para a manutenção desses processos. Sendo de suma importância investir, aprofundar, aprimorar e concretizar esse projeto, uma vez que ele mostra o grau de valor e a influência na vida cotidiana do ser humano.
Pesquisas recentes comprovam que a família brasileira apresenta tendências crescentes ao consumo de produtos industrializados, os quais aliados ao sedentarismo se configuram em vilões contra a saúde. Um projeto que aborda essa temática fundamenta o conhecimento do senso comum, pesquisando e estudando os costumes alimentares da comunidade escolar desde a merenda escolar até os da família como forma de confrontar paradigmas quanto aos hábitos alimentares saudáveis.
A utilização das TIC  facilita o desenvolvimento da autonomia, pois aluno aprende a construir seu conhecimento através de pesquisas, registros com a utilização das diversas ferramentas tecnológicas, o que contribui para uma aprendizagem atraente e significativa.
Objetivos, Metas

Objetivo Geral
Conhecer os costumes alimentares da clientela envolvida a fim de provocar uma reeducação alimentar reduzindo assim os índices de problemas relacionados à má alimentação.

Objetivos Específicos
Conhecer os nutrientes presentes nos alimentos, reconhecendo o papel de cada um no organismo humano;
Reconhecer que uma boa saúde depende de uma boa alimentação;
Incentivar os alunos a ter uma alimentação balanceada voltada para os alimentos naturais. Identificar nos alimentos as fontes essenciais para garantir uma saúde prolongada.
Perceber que todo alimento deve ser ingerido com cuidado e moderação.
Promover aproximação dos  educando com as mídias digitais no desenvolvimento do projeto .

Metas
Reduzir, em 20%, os índices de doenças relacionadas à má alimentação na comunidade escolar
Adesão de 80% alunos aos bons hábitos alimentares.
Aprendizagem significativa no uso dos programas de edição de gráficos, tabelas e slides de 90% dos participantes;
Aprendizagem significativa no uso dos programas de edição de vídeos de 90% dos envolvidos;
Metodologia.

Esse projeto será desenvolvido através da criação de uma Webquest na qual constará todos os procedimentos necessários para realização das pesquisas e dos trabalhos que serão concretizados através de: Aulas expositivas sobre alimentação e saúde Pesquisas em Livros Didáticos e na Internet Sobre Nutrição e Nutrientes Pesquisa sobre alimentos e saúde; Apresentação de vídeos sobre alimentação e saúde; Pesquisa de campo (Secretaria Municipal de Saúde) Entrevistas Produção de peças teatrais enfocando o efeitos dos nutrientes no organismo Criação de um vídeo com principais alimentos Oficinas com professor do Laboratório de Informática.
 

Atividades

Reuniões com alunos e professores envolvidos; Criação de 1 webquest contendo material de pesquisa e orientações para realização das tarefas; Criação de um blog para divulgação das atividades; Pesquisa de Campo na Secretaria Municipal de Saúde e população; Pesquisa por amostragem sobre os hábitos alimentares de pais e alunos da escola; Elaboração de quadros, gráficos e tabelas com os resultados das pesquisas; Pesquisas em revistas, jornais e sites de busca sobre os distúrbios alimentares; Debates e apresentação de relatórios sobre a influência da mídia nos hábitos alimentares da população; Produção de vídeos e slides com os resultados das pesquisas; Encenações teatrais; Exposição dos resultados na V Feira de Ciências e Cultura da Escola e na Feira Regional de Ciências e Cultura- CREDE 20